Obaaa! Pipocaaa!

Pipocaa Ahhhhh! Cheiro de Pipoca tá rolando no aaar!! (aposto que você cantou! hahaha)banner

Resolvi fazer um post sobre pipoca porque ultimamente tenho estado cercada por ela!

No meu trabalho virou febre! E um tempo atrás minha mãe fazia toda noite! As vezes mesmo depois de jantar hahaha… ela estava realmente viciada!

OR5

Bom, mas tudo começou quando o pessoal do Marketing comprou uma pipoqueira sem óleo pro Departamento deles. Eles faziam pipoca a tarde e o cheiro inundava o andar! E como boa comilona que sou… eu ia lá roubar um pouquinho! hahaha

Até que um dia eu lembrei que tinha uma dessas na minha casa!! e faziam uns 10 anos que nem pegávamos do armário! Sim, ela era beeem antiga!

1411987335522

1411987552529

Lembro que nas festas juninas do colégio, quando eu era criança, minha mãe ficava na barraca da pipoca com a nossa pipoqueira. Super power!

Enfim… descobri que essa tecnologia das fritadeiras sem óleo é a mesma usada na minha pipoqueira velinha então não é nenhuma novidade! Ou ela que era muito tecnológica hahaha

Mas o problema desse pipoca é que, como não tem gordura, o sal não pega! Então pensando nisso eu e Mari que trabalha comigo compramos um azeite para temperar a pipoca depois de pronta. E pra nossa surpresa ficou SEN-SA-CIO-NAL! Virou uma pipoca gourmet! E ela não murcha! Depois de colocar o azeite damos uma chacoalhada pra misturar e colocamos o sal.

1411987745763

1411987851131

1411987972071

Pra quem gosta de azeite é viciante!

Com azeites aromatizados deve ficar maravilhosa! Preciso arranjar um! haha

E também pode colocar temperinhos tipo orégano, curry ou o que vocês gostarem que deveficar TOP! Pra quem quiser ser mais light pode só borrifar o azeite ao invés de colocar com fio. O que a gente usa é o Borges e ele sai um fio não muito grosso, então dá pra dosar bem a quantidade.

Como toda semana, pelo menos duas vezes a gente come pipoca, resolvi fazer uma pesquisa sobre ela (adoro fazer pesquisa! Sou muito curiosa!) e me surpreendi positivamente com o resultado.

Muita gente acha que a pipoca engorda, porque claro, sempre pensamos naquela do cinema cheia de manteiga ou a feita no microondas que contém muito sódio e gordura. Aí realmente não faz muuuito bem. Mas se feita com pouco óleo ou sem ele, ela é uma ótima fonte de fibras!

Um estudo da Universidade de Scranton nos Estados Unidos mostrou que a pipoca contém uma grande quantidade de alguns antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, protegem a visão e previnem alguns tipos de câncer.

Além disso ela tem o amido resistente que é um carboidrato ótimo porque não eleva repentinamente as taxas de açúcar no sangue, o que ajuda na prevenção da diabetes e promove uma saciedade por mais tempo. Outras pesquisas mostraram que os nutrientes presentes na parte branca da pipoca ajudam a reduzir os riscos de câncer no aparelho digestivo.

slide-pipoca-01

Em relação às fibras, a pipoca contém uma quantidade 5 vezes maior do que a mesma porção de alface, o que ajuda no funcionamento do intestino. Mas precisa ser acompanhado de um líquido, ou seja, você tem que beber enquanto come pipoca! Só não vale refrigerante por causa do sódio, açucares e tal… Então toma um suco, água de coco ou até mesmo água que você já tá ajudando muito o seu organismo!

Ahh ela ainda contém em poucas quantidades mas contém, fósforo e potássio que ajudam no sistema nervoso, na formação dos ossos e na manutenção dos músculos. Ou seja… TUDO DE BOM!

Depois desse post aposto que bateu aqueeeela vontade de comer uma pipoquinha! haha

Existem várias receitas diferentes que são mais lights na internet.

E resolvi trazer a que minha mãe testou em casa. Peguei essa receita no Panelateria

Pipoca sem Óleo – Microondas

Ingredientes:

– 5 colheres de sopa de milho para pipoca

– 5 colheres de sopa de água

– Sal a gosto

-Plástico Filme

– Tigela que possa ir no microodas (uso de vidro)

Modo de Preparo:

Em uma tigela de vidro coloque a água e o sal, misture e depois acrescente o milho de pipoca.

Tampe com o plástico filme, faça uns furinhos com a faca pra sair o vapor e coloque no microondas até estourar toda a pipoca. No meu micro levou uns 8 minutos. Ela demora um pouquinho, mas é sempre bom ficar de olho, pelo menos na primeira vez, pra descobrir o tempo que leva no seu. Assim que terminar de estourar já desliga.

pipoca_microondas
Imagem do blog Panelaterapia

Uma vez aprendi que a hora de desligar é depois que você ouviu o ultimo estouro, conta até 3, se nenhuma pipoca mais estourar pode desligar.

O bom dessa pipoca é que ela fica bem salgadinha e crocante. Mas ATENÇÃO: o pote fica MEGA quente! Então muuuuito cuidado pra tirar do microondas. Queima! E se você for comer nele mesmo, a pipoca vai acabar e o pote ainda estará bem quente.

10704005_810503268972651_5640440887752447483_n

Vai uma pipoquinha aí?

Beijos Tai

1 Comments

  1. NECESSITO de pipoca AGORA MESMO. rs Adorei as dicas! Sempre quis fazer pipoca sem óleo, mas não sabia como! Vi umas receitas em que você estoura em saco de pão, mas tinha gente que dizia que pegava fogo e eu fiquei com medo haha. Vou tentar essa que sua mãe testou! :)

Leave a comment

Please be polite. We appreciate that. Your email address will not be published and required fields are marked